Pós-Graduação em Pós-graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre | Factum - Graduação e Cursos Técnicos
Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre | Factum Graduação e Cursos Técnicos

Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas

Home » Pós-Graduação » Educação Especial com Metodologias Ativas

DÚVIDAS SOBRE O CURSO?

A Factum está a disposição para lhe ajudar a escolher o merlhor caminho para sua carreira!

ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H

Whatsapp (51)99970.4687

Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Objetivo Geral

Capacitar os docentes para atuarem na Educação Básica e Superior utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem, com foco na Educação Especial e Inclusiva, possibilitando que os participantes se tornem agentes de mudança em seus ambientes de trabalho.

Estrutura do Curso

  • 360h/aula presenciais.
  • 40 encontros quinzenais de 10h.
  • encontros aos sábados, das 8h às 13h das 14h30 às 19h30.

Justificativa

As formações de professores, que são momentos para refletir sobre a prática e transformá-la, acabam, por muitas vezes, priorizando a teoria e não o saber-fazer docente. Isso se agrava quando se trata do tema da inclusão imersa em uma perspectiva sistêmica da sociedade. Nesse sentido, a fim de transcender um paradigma de ensino centrado no professor, como fazer a inclusão na prática? Como lidar com os diferentes tipos de alunos? Temas como o espaço físico diferenciado, a comunicação alternativa, o conhecimento sobre os diferentes tipos de inclusão e a tecnologia adaptativa fazem parte das respostas. Entretanto, a reforma didática, isto é, a maneira como o conhecimento é trabalhado na relação ensino-aprendizagem, é fator-chave nesse processo. Assim, esse curso se propõe a apresentar e a vivenciar os aspectos que envolvem a Educação Especial e a Inclusão Escolar, a partir de uma série de metodologias ativas que visam romper com a passividade do ensino, qualificar a intervenção docente e capacitar os participantes a tornarem-se agentes da mudança nesse campo desafiador.

Metodologia

Problematizações, relatos de experiências, visitas guiadas a espaços inovadores, saídas de estudo, simulação de situações da realidade, debates, ensino personalizado, ensino híbrido e trabalho em equipe.

Avaliação

Cada módulo terá uma avaliação constituída com base em trabalhos e participações em classe. A avaliação final, além das individuais, será através de um Projeto de Intervenção por escolha do aluno e com o acompanhamento de um professor.

Certificação por Módulo

Cada módulo realizado será considerado como um curso de extensão com as horas/aula correspondentes. O aluno que concluir o módulo receberá o certificado de participação.

Público Alvo

Profissionais da área de Educação Básica ou Superior, que atuem ou pretendam atuar na área.

Diferenciais do Curso

  • Faculdade nota 4 no Mec;
  • Moderna estrutura com laboratórios específicos e especializados, laboratório de informática, além de salas de aula climatizadas, salas de estudo, cafeteria e uma biblioteca com mais de 3 mil volumes. Saiba mais em www.factum.edu.br/institucional/diferenciais
  • Corpo docente composto por especialistas, mestres e doutores com atuação ativa no mercado e experiência acadêmica;
  • Metodologias de ensino ativas;
  • Localização central de fácil acesso;

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre

MÓDULO 1 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E HABILIDADES SOCIOAFETIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Duração: 60h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de resolver conflitos por meio da comunicação não-violenta de Marshall Rosenberg; desenvolver a inteligência emocional intra e interpessoal; desenvolver a criatividade e espontaneidade para o processo de ensino e aprendizagem; desenvolver a empatia e a resiliência com foco na Educação Especial.

MÓDULO 2 – DIVERSIDADE E INCLUSÃO: FUNDAMENTOS, CULTURAS E CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Duração: 40h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de entender os processos imbricados na diversidade e na inclusão; desenvolver a capacidade de relacionar a inovação cultural e social aos fundamentos, culturas e contextos da Educação Especial.

MÓDULO 3 – INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO: METODOLOGIAS E PERSONALIZAÇÃO DE ENSINO

Duração: 60h

Objetivos do módulo: reconhecer os modelos educacionais inovadores com foco no protagonismo do estudante; desenvolver a capacidade de aplicar metodologias ativas compatíveis com o seu contexto de atuação; desenvolver a capacidade de elaborar estratégias de personalização de ensino na Educação Especial.

MÓDULO 4 – LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Duração: 10h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de relacionar a legislação específica da área com as necessidades que o contexto exige.

MÓDULO 5 – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: DEFICIÊNCIAS, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES

Duração: 100h

Objetivos do módulo: reconhecer os diferentes tipos de deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, enfocando as dimensões cognitivas, emocionais e motoras; desenvolver a capacidade de realizar adequações metodológicas e curriculares.

MÓDULO 6 – PROJETO DE INTERVENÇÃO I

Duração: 20h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente escolar.

MÓDULO 7 – TECNOLOGIA DE ENSINO E FERRAMENTAS ADAPTATIVAS

Duração: 20h

Objetivos do módulo: capacidade de adaptar tecnologias à aprendizagem; capacidade de elaborar propostas de aprendizagem que envolvem a tecnologia, maximizando o nível de interação da tecnologia com o estudante.

MÓDULO 8 – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ESPAÇOS E TEMPOS

Duração: 20h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de articular pressupostos teóricos e práticos na estruturação de um ambiente multifuncional de recursos, considerando espaços e tempos institucionais; desenvolver a capacidade de propor alternativas inovadoras para os espaços e tempos da sala de recursos multifuncionais.

MÓDULO 9 – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Duração: 30h

Objetivos do módulo: conhecer modalidades de comunicação alternativa aplicadas em diferentes contextos; desenvolver a capacidade de prototipar alternativas de comunicação alternativa no viés sustentável.

MÓDULO 10 – PROJETO DE INTERVENÇÃO II

Duração: 10h

Objetivos do módulo: desenvolver a capacidade de aplicar as metodologias de projetos a uma proposta de intervenção em um ambiente escolar.

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Coordenação do Curso


RAFAEL FAERMANN KORMAN

É doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010).

É Gerente de Processos Organizacionais no Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, onde atua junto às coordenações pedagógicas e à direção analisando indicadores de desempenho para o setor pedagógico, realizando mapeamento de processos educacionais com a utilização de ferramentas de banco de dados e participação na formação dos professores da escola como professor-facilitador em Gestão de Projetos e Processos, Pensamento Sistêmico e Análise de Dados.

É co-fundador e diretor da Autonomia Soluções em Educação, atuando principalmente junto a instituições de ensino de Educação Básica, elaborando projetos para desenvolver a autonomia dos estudantes no campo do aprendizado. Além desse serviço, a empresa desenvolve produtos, como Livros, CDs de músicas e Cursos EAD como maneira de permitir a continuidade dos trabalhos que realiza pelos agentes interessados. Tem experiência na área de Educação em Engenharia, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Pensamento Sistêmico, tendo direcionado seu trabalho para o estudo e aplicação de modelos de reforma curricular com foco na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para a produção de um estado de conhecimento sobre a formação de professores e o uso de dados para direcionar a aprendizagem dos estudantes.

VICTOR DANIEL FREIBERG

Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Atua como professor de Cultura Judaica no Colégio Israelita Brasileiro, no Ensino Fundamental I e II. É sócio-diretor do Clube Social Pertence, um clube de sociabilização para pessoas com deficiência física, sensorial ou intelectual, cuja missão é criar histórias e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência por meio do lazer, do entretenimento e da inclusão social.

É presidente do Instituto Social Pertence, sem fins lucrativos, um braço social do Clube Social Pertence com a finalidade de proporcionar às pessoas com deficiência e suas famílias serviços e trabalhos como oficinas, passeios, atendimentos, inclusão no mercado de trabalho e grupo de pais.

Atua como professor em cursos de educação não-formal e aprendizagem ativa. Tem experiência nas temáticas de dinâmica de grupos com crianças e jovens-adultos com formação em Israel.


Professores


ESP. RODRIGO PAPALÉO FERMANN

ME. ANERON CANALS

DR. CARLA SPAGNOLO

ME. GRAZIELA LOPES

DR. JOSEANE RUCKER

ESP. LEON GOLENDZINER

ME. MÁRCIA BECK TERRES

ME. RAFAEL KORMAN

ME. YURI WALD





Coordenador do Curso

Rafael Faermann Korman


E-mail de contato:
korman.rafael@gmail.com

Coordenador do Curso

Victor Daniel Freiberg


E-mail de contato:
freiberg.victor@gmail.com

Agende seu TOUR

Pós-Graduação em Educação Especial com Metodologias Ativas em Porto Alegre

Descontos


A Factum possui parceria com diversas empresas e instituições, oferecendo para os funcionários ou associados dessas, descontos em diversos níveis acadêmicos. Consulte se sua empresa ou instituição está entre as conveniadas. Para mais informações, contate o Departamento de Recursos Humanos da sua empresa.

Agende seu TOUR

Solicite informações desse curso

  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 9997-04687
    (51) 99690.0436
    (51) 99813.1190

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    (51) 3212-7600

  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 20H
    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250

Cursos Relacionados