Graduação em Psicologia em Porto Alegre
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
CURSO
O curso da Factum oferece a formação em nível superior do curso de Bacharel em Psicologia. A metodologia de ensino é fundamentada na promoção da autonomia do aluno, integrando elementos de aprendizagem ativa, colaborativa e a produção de projetos baseados em casos reais da sua futura vida profissional.
OBJETIVOS DO CURSO
Formar Psicólogos comprometidos com aprimoramento contínuo da ciência e da profissão, com visão ampla do saber sobre atenção à saúde (individual, grupal, organizacional e social), com competências técnico-científico, social, educacional, investigativa, forense, administrativa rural, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional da psicologia, garantindo a integralidade da qualidade e humanização da assistência prestada.
Os objetivos do curso de Psicologia foram concebidos buscando uma coerência com o perfil profissional do egresso, com a estrutura curricular proposta, com o contexto educacional atual, com características locais e regionais e, sobretudo, com práticas inovadoras do campo da Psicologia, além de estarem em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Psicologia.
Desta forma, o objetivo geral do curso de Psicologia da FACTUM, tem por finalidade formar psicólogos críticos, humanizados que atuem de maneira empática e inovadora, sempre pautados pelo padrão ético da profissão, comprometidos com a prevenção e promoção da saúde e a qualidade de vida das pessoas, grupos e organizações. Desenvolver habilidade para uma atuação crítica e comprometida frente a problemas em diferentes contextos, atentos às necessidades e aos direitos de cidadania e promoção de qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
PERFIL DO EGRESSO
O curso de graduação em Psicologia da FACTUM visa formar um profissional com postura crítica-reflexiva, comprometido com a busca permanente pelo conhecimento e atualização profissional específica na sua área de atuação. Ao término do curso almeja-se que o psicólogo egresso tenha sensibilidade e empatia na relação com o outro, possua responsabilidade social e compromisso com a cidadania na prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida de pessoas, grupos e organizações, e que esteja apto a acompanhar e buscar de maneira ativa as inovações técnicas, científicas e tecnológicas para subsidiar sua competência em avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
Deve estar capacitado para atender a todo e qualquer cidadão, seja em espaço público ou privado, em qualquer área de atuação, permitindo o acesso da população aos serviços de Psicologia, assistindo-o de forma integral sob o viés biopsicossocial, e garantindo a isonomia de direitos. Além disso, o profissional egresso deve respeitar os preceitos da ética profissional, ser resolutivo na tomada de decisão, ter um caráter empreendedor e ser capaz de trabalhar em equipes inter e multidisciplinares.
O aluno egresso do curso de Psicologia terá uma sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia e formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e serão capazes de:
I. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.
II. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
III. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
IV. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;
V. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
VI. Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
VII. Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
VIII. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
IX. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
X. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
XI. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
XII. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
XIV. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
XV. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Perfil Egresso da ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde
Espera-se que o profissional que opta pela realização desta ênfase curricular no curso de Psicologia da FACTUM esteja apto para exercer as seguintes competências:
a)Desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde, colaborando em processos de fomento à participação social e de articulação de redes de atenção à saúde;
b)Promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades baseado nos preceitos éticos fundamentais;
c)Desenvolver ações de gestão dos vários serviços de saúde e de formação de trabalhadores, podendo exercer funções em instâncias municipais, estaduais ou nacionais;
d)Dominar conhecimento sobre a reforma sanitária brasileira e as políticas de saúde no Brasil, a legislação e o funcionamento do SUS, gestão do trabalho e Educação Permanente em Saúde, financiamento, avaliação e monitoramento de serviços de saúde;
e)Desenvolver atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na comunidade por meio de instituições (sociais, de ensino, jurídicas, organizacionais) ou de outras formas mobilizadoras e agregadoras de pessoas e recursos;
f)Promover a formação de grupos com finalidades informativas, de apoio, atualização e divulgação de conhecimentos do interesse da comunidade e de segmentos específicos a ela pertencentes;
g)Incentivar e participar da elaboração, encaminhamento e rastreamento de projetos destinados a captar recursos para ações de caráter comunitário e preventivo;
h)Prestar assessorias e consultorias, desenvolvendo trabalhos junto a movimentos comunitários, movimentos sociais e populares, e instituições de ensino e pesquisa;
i)Participar no planejamento, implementação e avaliação de programas de orientação profissional, de carreira e aposentadoria, visando à prevenção e à promoção da saúde;
j)Planejar e desenvolver ações destinadas à promoção do desenvolvimento humano, estimulando o exercício da cidadania e o autodesenvolvimento, combatendo os fatores que afetam a saúde, o comportamento e o desempenho do indivíduo e coletividade.
Perfil Egresso da ênfase em Psicologia e Processos Educativos
Nesta ênfase espera-se que o aluno do curso de Psicologia da FACTUM esteja apto para aplicar as seguintes competências:
a)Aplicar os conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicológicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser;
b)Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais;
c)Prestar serviços aos agentes educacionais, orientando programas de apoio administrativo e educacional;
d)Desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional;
e)Desenvolver programas e projetos político-pedagógicos visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas;
f)Implementar programas para desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano;
g)Pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico.
Perfil do egresso do programa complementar de formação docente
Os discentes que optarem pela formação complementar em docência, deverão estar aptos a reconhecer:
a) seu papel social como educador e a importância disso, bem como a capacidade para se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
b) a contribuição que a aprendizagem da Psicologia pode oferecer à formação das pessoas para o exercício da cidadania;
c) que o conhecimento próprio de Psicologia pode e deve ser acessível a todos,
d) seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia e rejeição que muitas vezes andam presentes no processo de ensino e aprendizagem.
Além disso, espera-se que ao final do curso o futuro professor:
a) tenha domínio dos conteúdos e das literaturas que envolvem a Psicologia e saiba criar, bem como selecionar entre os já existentes, materiais e metodologias que possam ser utilizados para fazer a transposição didática desses conteúdos para sala de aula;
b) conceba a área de Psicologia como uma construção humana, presente em várias culturas e saiba inter-relacionar-se com outros campos de conhecimento e da realidade do dia a dia;
c) valorize a Psicologia como ciência com suas peculiaridades, linguagem e rigor;
d) encare sua carreira como uma contínua construção, em que sempre se devem buscar novos meios para promover a própria formação;
e) seja capaz de trabalhar de forma integrada com os professores de sua e de outras áreas em projetos que favoreçam aprendizagem multidisciplinar por parte do aluno e com outros membros da comunidade escolar na busca de soluções para os complexos problemas da realidade escolar.
ATO DE AUTORIZAÇÃO
O curso está autorizado por meio da Portaria SERES nº570 de 22/08/2018 D.O.U. 23/08/2018. Clique aqui para verificar os registros de autorização do Curso de Bacharelado em Psicologia
PRÉ-REQUISITO
Ter concluído o ensino médio.
PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo da Faculdade Factum é realizado através da nota do ENEM e VESTIBULAR e está de acordo com Edital Público, do qual constam informações sobre os cursos com as respectivas vagas, os prazos, a documentação exigida, a relação das provas, os critérios de classificação e as orientações para a inscrição. Se você está pensando em retomar seus estudos ou trocar de instituição, existem as opções Extravestibular: Transferência, Diplomados e Reingresso. Acesse http://www.factum.edu.br/vestibular e saiba mais.
DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA
- CPF e RG
- Histórico de conclusão do ensino médio (apresentar original e cópia).
- Certidão de nascimento ou casamento (apresentar original e cópia).
- Comprovante de residência (apresentar original e cópia).
- Título do Eleitor (apresentar foto).
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O campo de atuação do psicólogo é vasto, podendo trabalhar em:
- Psicologia Clínica;
- Psicologia Organizacional
- Psicologia Hospitalar;
- Psicologia Educacional/Escolar;
- Orientação profissional;
- Psicologia do Esporte;
- Psicologia do Trânsito;
- Psicologia Social e Comunitária;
- Psicologia Jurídica;
Órgãos Governamentais e não governamentais.
Promoção de Hábitos Saudáveis: Os graduados podem trabalhar no desenvolvimento e implementação de programas de promoção de hábitos saudáveis em escolas, empresas e comunidades.
Prevenção de Problemas de Saúde Mental: Podem atuar na identificação de fatores de risco e no desenvolvimento de estratégias de prevenção de problemas de saúde mental em diversas populações.
Apoio Psicológico em Contextos de Saúde: Os profissionais podem oferecer apoio emocional, orientação e estratégias de enfrentamento a pacientes e familiares em contextos hospitalares, ambulatoriais ou domiciliares.
Trabalho com Equipes de Saúde: Eles podem colaborar com equipes multiprofissionais na promoção da saúde mental e no apoio à recuperação e reabilitação de pacientes.
Pelos estudos realizados, o Núcleo Docente Estruturante propôs para o curso de Psicologia atuação em duas ênfases: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde; e Psicologia e Processos Educativos, que, respectivamente, têm como princípios
Ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde
Esta ênfase em Psicologia se concentra em capacitar profissionais para atuar na promoção da saúde mental e no bem-estar em diversos contextos de prevenção, visando a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de problemas de saúde mental. A principal finalidade é fornecer uma base sólida para desenvolver estratégias de prevenção, intervenção e promoção da saúde mental. Tem como objetivos: aprofundar o entendimento dos processos que contribuem para a saúde mental, capacitar os estudantes a reconhecer fatores de risco e a promover hábitos saudáveis de vida.
Os estudantes serão estimulados e preparados para desenvolver programas e intervenções que visam promover o bem-estar emocional e psicológico, reduzir o estresse e prevenir problemas de saúde mental. A ênfase prepara os alunos para implementar abordagens baseadas em prevenção, incluindo a promoção de estratégias de enfrentamento saudáveis e adaptação a condições de saúde.
Os profissionais formados nesta ênfase aprenderão a colaborar com equipes multiprofissionais para promover a saúde mental em contextos de saúde e bem-estar.
Os profissionais com esta ênfase desempenham um papel vital na promoção da saúde mental e na prevenção de problemas de saúde, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida de indivíduos e comunidades.
Ênfase em Psicologia e Processos Educativos.
Esta ênfase em Psicologia tem como foco o desenvolvimento de competências para atuar na área de educação, contribuindo para a promoção de ambientes educacionais saudáveis, a melhoria do processo de aprendizado e o apoio ao desenvolvimento cognitivo e emocional de estudantes em diferentes níveis educacionais.
A proposta busca aprofundar o entendimento dos processos de aprendizagem, cognição e desenvolvimento em alunos de diferentes faixas etárias.
Os estudantes serão estimulados e preparados para desenvolver estratégias que promovam um ambiente de ensino positivo e inclusivo. Também em oferecer apoio emocional aos alunos, ajudando-os a lidar com desafios emocionais e sociais durante sua jornada educacional; e aprenderão a colaborar com educadores na melhoria das práticas de ensino, adaptação de currículos e promoção de métodos de ensino eficazes.
Os estudantes vão desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, no apoio ao desenvolvimento integral dos estudantes e na promoção de ambientes educacionais saudáveis e inclusivos.
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
GRADUAÇAO EM PSICOLOGIA - BACHARELADO |
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Autorização Portaria Seres nº 49 de 28/05/2012 D.O.U. 01/06/2012 |
SEMESTRE I | ||
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Disciplina | Carga horária | |
1 | Psicologia Ciência e Profissão | 80 |
2 | Neuromorfofisiologia e Genética | 80 |
3 | Processos Psicológicos Básicos | 80 |
4 | Oficina Integradora: Educação em Saúde | 60 |
5 | Trilha da Aprendizagem: Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais I | 100 |
SEMESTRE II | ||
---|---|---|
Disciplina | Carga horária | |
6 | Universo da Pesquisa em Saúde | 80 |
7 | Psicologia do Desenvolvimento Humano | 80 |
8 | Análise Experimental do Comportamento | 80 |
9 | Oficina Integradora: Bioética, Ética e Profissão | 60 |
10 | Trilha da Aprendizagem: Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais II | 100 |
SEMESTRE III | ||
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Disciplina | Carga horária | |
11 | Estágio Básico I - Observação dos fenômenos psicológicos | 80 |
12 | Psicologia Social e Comunitária | 80 |
13 | Psicologia Escolar e Educacional | 80 |
14 | Oficina Integradora: Políticas Públicas em Saúde e Direitos Humanos | 60 |
15 | Trilha da Aprendizagem: Avaliação e Intervenção em Saúde I | 100 |
SEMESTRE IV | ||
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Disciplina | Carga horária | |
16 | Psicologia dos Grupos | 80 |
17 | Técnicas de Avaliação Psicológica I | 80 |
18 | Psicologia Organizacional e do Trabalho | 80 |
19 | Oficina Integradora: Avaliação e Diagnóstico Institucional | 60 |
20 | Trilha da Aprendizagem: Avaliação e Intervenção em Saúde II | 100 |
SEMESTRE V | ||
---|---|---|
Disciplina | Carga horária | |
21 | Estágio Básico II - Intervenções em Psicologia | 80 |
22 | Psicopatologia Descritiva I | 80 |
23 | Teoria e Técnica Psicoterápica: Psicanálise | 80 |
24 | Oficina Integradora: Intervenções Psicossociais em Situação de Crise | 60 |
25 | Trilha da Aprendizagem: Inclusão, Respeito a diversidade e Cultura da paz I | 100 |
SEMESTRE VI | ||
---|---|---|
Disciplina | Carga horária | |
26 | Teoria e Técnica Psicoterápica: Terapia Cognitivo-Comportamental | 80 |
27 | Técnicas de Avaliação Psicológica II | 80 |
28 | Psicopatologia Descritiva II | 80 |
29 | Oficina Integradora: Saúde Mental Coletiva | 60 |
30 | Trilha da Aprendizagem: Inclusão, Respeito a diversidade e Cultura da paz II | 100 |
SEMESTRE VII | ||
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Disciplina | Carga horária | |
31 | Teoria e Técnica Psicoterápica: Existencial-Fenomenológico | 80 |
32 | Estágio Básico III - Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico | 80 |
33 | Teoria e Técnica Psicoterápica: Sistêmica | 80 |
34 | Oficina Integradora: Psicopatologia e Psicoterapia | 60 |
35 | Trilha da Aprendizagem: Empreendedorismo e Inovação I | 100 |
SEMESTRE VIII | ||
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Disciplina | Carga horária | |
36 | Psicologia Hospitalar e da Saúde | 80 |
37 | Psicologia Jurídica e Forense | 80 |
38 | Neuropsicologia | 80 |
39 | Oficina Integradora: Projeto Científico em Psicologia | 60 |
40 | Trilha da Aprendizagem: Empreendedorismo e Inovação II | 100 |
SEMESTRE IX | ||
---|---|---|
Disciplina | Carga horária | |
41 | Psicofarmacologia | 80 |
42 | Trabalho de Conclusão de Curso | 80 |
43A | Estágio Profissional I - Ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 43A ou 43B) | 240 |
43B | Estágio Profissional I - Ênfase em Psicologia e Processos Educativos (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 43A ou 43B) | 240 |
SEMESTRE X | ||
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Disciplina | Carga horária | |
44 | Disciplina Optativa | 80 |
45A | Estágio Profissional II - Ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 45A ou 45B) | 320 |
45B | Estágio Profissional II - Ênfase em Psicologia e Processos Educativos (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 45A ou 45B) | 320 |
x | Atividades Complementares | 100 |
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
Coordenador do Curso
Professores
Nome | |
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Adriana Machado Vasques DOUTORADO |
|
Andresa Pinho Soster MESTRADO |
|
Andressa Celente Ávila DOUTORADO |
|
Débora Teixeira Machado DOUTORADO
|
|
Jade Silveira da Rosa MESTRADO |
|
Janaina Sostisso ESPECIALISTA |
|
Juliana Bervian MESTRADO |
|
Leticia Machado Moreira MESTRADO |
|
Maira Noerefé dos Santos MESTRADO |
|
Marinez Kellermann Armendaris MESTRADO |
|
Rafael Cerva Melo MESTRADO |
|
Raquel Boher da Silva MESTRADO |
|
Vinicius Cardoso Pasqualin MESTRADO |
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Bolsas
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- Whatsapp: (51) 98037-2437
E-mail: informacoes@factum.edu.br
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
Estágio curricular é componente obrigatório do projeto pedagógico do curso.
O estágio extracurricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, desenvolvido em ambiente de trabalho, visando a preparação para a profissionalização dos discentes.
O Curso de Psicologia possui de 3 Estágios Básicos e 2 Estágios Profissionalizantes:
Estágios Básicos
São quatro e ocorrem a partir do 3º semestre, perfazendo um total de 240h. É exigida a presença do psicólogo como responsável pelo estagiário, assumindo o papel de supervisor local. Os Estágios Básicos têm por objetivo o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum, conforme indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES, 2011).
Estágio Profissional
está pautado no desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que definem cada ênfase proposta pelo projeto do curso, por orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES, 2011). Assim, tendo concluído os Estágios Básicos I, II e III, e realizado o aconselhamento com o Coordenador do Curso, o graduando pode dar início ao seu Estágio Profissional, mediante a opção por uma das ênfases curriculares propostas pelo Projeto Pedagógico do curso de Psicologia da Faculdade Factum: (1) Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde; (2) Psicologia e Processos Educativos.
Estágio Básico I
Este estágio será voltado à observação dos fenômenos no campo da Psicologia, a fim de compreender as nuances do trabalho realizado pelo psicólogo. O aluno precisará se integrar à dinâmica do local e à equipe de trabalho. Ele desenvolverá a capacidade de identificar demandas emergentes e refletir, com o suporte da supervisão acadêmica e de leituras sugeridas por esta, acerca de possíveis intervenções que atendam a tais demandas.
Estágio Básico II
Neste estágio o aluno estará inserido em instituições de assistência à saúde humana, sociais e organizacionais. Enquanto no estágio anterior o foco era na observação, neste o acadêmico já poderá realizar intervenções breves e pontuais. Alguns exemplos: assumir a coordenação de grupo em alguns encontros, desde que esteja sob a presença do coordenador responsável pelo grupo; ministrar palestras e orientações voltadas às demandas do público-alvo; rodas de conversa, entre outras atividades que venham a surgir. Também participa das reuniões de equipe, rounds, no caso de fazer parte da realidade do local de estágio.
Estágio Básico III
O estágio se concentrará na área da avaliação psicológica e o acadêmico deverá realizar pelo menos uma avaliação em quaisquer contextos de trabalho do psicólogo. Os diferentes tipos de avaliação serão contemplados nesta etapa, tais como: a perícia psicológica, o psicodiagnóstico, a avaliação neuropsicológica e cognitiva, avaliação em orientação profissional, a adaptação e o bem-estar do trabalhador, entre outras. O revezamento do foco clínico e do organizacional converge para que o acadêmico desenvolva novos olhares e habilidades para desempenhar, futuramente, o seu papel como profissional. Com o auxílio da supervisão, o acadêmico será capaz de esboçar laudos ou pareceres. É válido ressaltar a obrigatoriedade de um psicólogo no local de estágio, devido às atividades técnicas atribuídas ao estagiário, auxiliando-o no planejamento da intervenção, com uso ou não de testes psicológicos e outros instrumentos.
No que tange à distribuição da carga horária dos Estágios Básicos, o total de 80 horas para cada estágio estará dividido entre o tempo de supervisão acadêmica e o tempo destinado ao local para realização das atividades de estágio. Entende-se que o momento de supervisão acadêmica, que acontece preferencialmente em grupo, e nas dependências da Faculdade Factum, é destinado aos relatos verbais dos estagiários acerca de suas vivências com as práticas de estágio, que geram anseios, êxitos e temores; ao esclarecimento de dúvidas; debates sobre casos e questões éticas; indicações de literatura apropriada à realidade na qual está inserido; orientações com relação à elaboração dos trabalhos acadêmicos de estágio, e outras orientações em geral.
Sendo assim, são destinadas pelo menos quatro horas semanais aos Estágios Básicos, distribuídas entre a supervisão acadêmica e as atividades no local de estágio. Semanalmente, o aluno participa de um grupo de supervisão acadêmica, com duração de duas horas semanais. Já no local de estágio o aluno destinará pelo menos duas horas por semana, já que o local tem autonomia para exigir uma carga horária superior, atendendo a legislação trabalhista que dispõe sobre a carga horária de estágio. Independente da carga horária do local de estágio, serão contabilizadas para a conclusão da disciplina somente as horas semanais que são exigidas neste projeto. Salienta-se que o aluno não poderá acumular carga horária com o intuito de antecipar o término do estágio. Durante o horário no local, o acadêmico poderá desenvolver as atividades previstas, sejam de observação ou intervenções, participar de reuniões de equipe, assim como poderá destinar um tempo para o registro de documentos e estudos.
Ênfase: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde
Estágio Profissional I
A inserção do aluno será em clínicas e em instituições públicas e privadas de saúde. O acadêmico realizará observações, avaliações, diagnósticos e discutirá com o supervisor e com a equipe de trabalho os fenômenos emergentes e as possíveis intervenções para cada caso. O pré-requisito exigido para a realização do EP I é a conclusão de Técnicas de Avaliação Psicológica I; Técnicas de Avaliação Psicológica II; Psicopatologia Descritiva I e Psicopatologia Descritiva II; Estágio Básico III - Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico; Teoria e Técnica Psicoterápica: Terapia Cognitivo-Comportamental; Teoria e Técnica Psicoterápica: Psicanálise; Teoria e Técnica Psicoterápica: Existencial-Fenomenológico e Teoria e Técnica Psicoterápica: Sistêmica.
Estágio Profissional II
Dará continuidade às atividades do estágio anterior, no mesmo local de estágio, ampliando e complexificando a possibilidade de intervenção às demandas do público-alvo. O pré-requisito exigido para a realização do EP II é a disciplina de EP I.
Nesta ênfase, o aluno encontrará experiências de ensino, como subconjunto de saberes, que o possibilite ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas.
Ênfase: Psicologia e Processos Educativos
Estágio Profissional I
O aluno será inserido em instituições educativas. Os atributos esperados para essa etapa do estágio incluem observar, avaliar, discutir com o supervisor e com a equipe de trabalho, participar de reuniões de equipe e intervir.
Estágio Profissional II
O acadêmico dará continuidade às atividades do estágio anterior, no mesmo local de estágio, ampliando a possibilidade de intervenção às demandas do público-alvo. O pré-requisito exigido para a realização do EP II nesta ênfase é a conclusão do Estágio Profissional I.
Nesta ênfase, o aluno encontrará experiências de ensino, como subconjunto de saberes, para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas.
ESTÁGIOS CURRICULARES
Os estágios supervisionados são uma fase de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real. É o momento de fazer a conexão do saber com o fazer, que conduzirá uma atuação profissional mais crítica e inovadora.
A Faculdade oferece mais de 800 horas de estágios curriculares obrigatórios em unidades conveniadas à Factum.
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
ESTÁGIOS CURRICULARES
Os estágios supervisionados são uma fase de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real. É o momento de fazer a conexão do saber com o fazer, que conduzirá uma atuação profissional mais crítica e inovadora.
A Faculdade oferece mais de 800 horas de estágios curriculares obrigatórios em unidades conveniadas à Factum.
Os estágios acontecem a partir do 3º semestre, já as atividades práticas desde o início do curso.
Locais de Estágio:
- Ande Bem Instituto de Psicologia do Trânsito
- Appmax Plataforma de Vendas
- Associação Beneficente Amurt-Amurtel
- Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção
- Associação Dom Edmundo Luis Kunz (Rede Romano)
- Centro de Tratamento Sal da Terra
- CFC Victória - Centro de Formação de Condutores
- Clínica Vanessa Marques Estudos em Psicologia
- Comunidade Terapêutica D. W. Winnicott
- Crescer Psicologia Desenvolvimento Humano
- ELO - Organização de apoio à Adoção e Assistência Social
- Escola Baby & Kids
- FADEM - Fundação de Atendimento de Deficiência Múltipla
- Gaepsi - Associação de Psicoterapia Psicanalítica
- Hospital HD 360 Assistência Integral à Saúde
- Instituto Consciência
- Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia
- Libertad Assistência em Saúde Mental
- Planus - Escolhas de Carreira
- Prefeitura Municipal de Cachoeirinha
- Psicotri - Clínica de Saúde Emocional
- Referencial Psicológico
- Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul
- Sigmund Freud Associação Psicanalítica
- Susepe
- Brigada Militar
- IDH - Instituto de Desenvolvimento Humano
- IDR - Instituto de Doenças Renais
- TRF4 - Tribunal Regional Federal da 4ª Região
- UDE - Fundação Universidade de La Empresa- Uruguai/ Unifenas
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
Núcleo Docente Estruturante (NDE)
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) está regulamentado, na FACTUM, em Resolução aprovada pelo CAAD. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia - Bacharelado foi elaborado por esse grupo de professores, devidamente nomeado para este fim. O Núcleo Docente Estruturante (NDE), atende aos critérios da normativa da CONAES e do Regulamento interno da Faculdade.
Os membros do NDE são nomeados conforme Portaria assinada pelo Diretor, e constitui-se por um grupo de 5 (cinco) docentes, todos em regime de trabalho integral e/ou parcial, sendo a formação de 80% com titulação stricto sensu. O NDE se constitui por membros do corpo docente do curso, entre eles a Coordenação do curso, no qual assume o papel de Presidente do órgão, que exerce liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.
Ao NDE cabe as responsabilidades com as atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
No curso, em conformidade com o Regimento Instituição, seus membros possuem as seguintes atribuições:
- Contribuir para a consolidação do perfil profissional pretendido do egresso do curso;
- Acompanhar o processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
- Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
- Verificar o sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem impactando na formação do estudante, obedecidas as DCNs e as demandas do mundo do trabalho.
- Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de iniciação científica e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
- Propor normas para: Estágio Supervisionado (ES), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares (AC).
- Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação.
NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE
Nome do Professor | Formação | Titulação |
---|---|---|
Andressa Calente de Avila |
Psicologia | Doutora |
Débora Teixeira Machado |
Fisioterapia/Educação Física | Doutora |
Janaína Sostisso |
Arquitetura e Urbanismo | Especialista |
Lisnéia Fabiani Bock |
Psicologia/Enfermagem | Mestre/Presidente |
Maira Noroefé Santos |
Psicologia | Mestre |
Graduação em Psicologia em Porto Alegre
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