Faculdade de Graduação em Psicologia em Porto Alegre | Factum Graduação e Cursos Técnicos

Faculdade de Graduação em Psicologia

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Graduação em Psicologia em Porto Alegre

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

CURSO

O curso da Factum oferece a formação em nível superior do curso de Bacharel em Psicologia. A metodologia de ensino é fundamentada na promoção da autonomia do aluno, integrando elementos de aprendizagem ativa, colaborativa e a produção de projetos baseados em casos reais da sua futura vida profissional.

OBJETIVOS DO CURSO

Formar Psicólogos comprometidos com aprimoramento contínuo da ciência e da profissão, com visão ampla do saber sobre atenção à saúde (individual, grupal, organizacional e social), com competências técnico-científico, social, educacional, investigativa, forense, administrativa rural, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional da psicologia, garantindo a integralidade da qualidade e humanização da assistência prestada.

Os objetivos do curso de Psicologia foram concebidos buscando uma coerência com o perfil profissional do egresso, com a estrutura curricular proposta, com o contexto educacional atual, com características locais e regionais e, sobretudo, com práticas inovadoras do campo da Psicologia, além de estarem em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Psicologia.

Desta forma, o objetivo geral do curso de Psicologia da FACTUM, tem por finalidade formar psicólogos críticos, humanizados que atuem de maneira empática e inovadora, sempre pautados pelo padrão ético da profissão, comprometidos com a prevenção e promoção da saúde e a qualidade de vida das pessoas, grupos e organizações. Desenvolver habilidade para uma atuação crítica e comprometida frente a problemas em diferentes contextos, atentos às necessidades e aos direitos de cidadania e promoção de qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de graduação em Psicologia da FACTUM visa formar um profissional com postura crítica-reflexiva, comprometido com a busca permanente pelo conhecimento e atualização profissional específica na sua área de atuação. Ao término do curso almeja-se que o psicólogo egresso tenha sensibilidade e empatia na relação com o outro, possua responsabilidade social e compromisso com a cidadania na prevenção e promoção da saúde e da qualidade de vida de pessoas, grupos e organizações, e que esteja apto a acompanhar e buscar de maneira ativa as inovações técnicas, científicas e tecnológicas para subsidiar sua competência em avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Deve estar capacitado para atender a todo e qualquer cidadão, seja em espaço público ou privado, em qualquer área de atuação, permitindo o acesso da população aos serviços de Psicologia, assistindo-o de forma integral sob o viés biopsicossocial, e garantindo a isonomia de direitos. Além disso, o profissional egresso deve respeitar os preceitos da ética profissional, ser resolutivo na tomada de decisão, ter um caráter empreendedor e ser capaz de trabalhar em equipes inter e multidisciplinares.

O aluno egresso do curso de Psicologia terá uma sólida formação científica e profissional geral que possibilite absorver e desenvolver tecnologia e formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e serão capazes de:

I. Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.

II. Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;

III. Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;

IV. Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;

V. Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;

VI. Avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;

VII. Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;

VIII. Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;

IX. Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;

X. Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;

XI. Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;

XII. Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;

XIII. Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;

XIV. Apresentar trabalhos e discutir ideias em público;

XV. Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.

Perfil Egresso da ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Espera-se que o profissional que opta pela realização desta ênfase curricular no curso de Psicologia da FACTUM esteja apto para exercer as seguintes competências:

a)Desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância em saúde, colaborando em processos de fomento à participação social e de articulação de redes de atenção à saúde;

b)Promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades baseado nos preceitos éticos fundamentais;

c)Desenvolver ações de gestão dos vários serviços de saúde e de formação de trabalhadores, podendo exercer funções em instâncias municipais, estaduais ou nacionais;

d)Dominar conhecimento sobre a reforma sanitária brasileira e as políticas de saúde no Brasil, a legislação e o funcionamento do SUS, gestão do trabalho e Educação Permanente em Saúde, financiamento, avaliação e monitoramento de serviços de saúde;

e)Desenvolver atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão na comunidade por meio de instituições (sociais, de ensino, jurídicas, organizacionais) ou de outras formas mobilizadoras e agregadoras de pessoas e recursos;

f)Promover a formação de grupos com finalidades informativas, de apoio, atualização e divulgação de conhecimentos do interesse da comunidade e de segmentos específicos a ela pertencentes;

g)Incentivar e participar da elaboração, encaminhamento e rastreamento de projetos destinados a captar recursos para ações de caráter comunitário e preventivo;

h)Prestar assessorias e consultorias, desenvolvendo trabalhos junto a movimentos comunitários, movimentos sociais e populares, e instituições de ensino e pesquisa;

i)Participar no planejamento, implementação e avaliação de programas de orientação profissional, de carreira e aposentadoria, visando à prevenção e à promoção da saúde;

j)Planejar e desenvolver ações destinadas à promoção do desenvolvimento humano, estimulando o exercício da cidadania e o autodesenvolvimento, combatendo os fatores que afetam a saúde, o comportamento e o desempenho do indivíduo e coletividade.

Perfil Egresso da ênfase em Psicologia e Processos Educativos

Nesta ênfase espera-se que o aluno do curso de Psicologia da FACTUM esteja apto para aplicar as seguintes competências:

a)Aplicar os conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicológicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser;

b)Analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais;

c)Prestar serviços aos agentes educacionais, orientando programas de apoio administrativo e educacional;

d)Desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional;

e)Desenvolver programas e projetos político-pedagógicos visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas;

f)Implementar programas para desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano;

g)Pesquisar dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico.

Perfil do egresso do programa complementar de formação docente

Os discentes que optarem pela formação complementar em docência, deverão estar aptos a reconhecer:

a) seu papel social como educador e a importância disso, bem como a capacidade para se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;

b) a contribuição que a aprendizagem da Psicologia pode oferecer à formação das pessoas para o exercício da cidadania;

c) que o conhecimento próprio de Psicologia pode e deve ser acessível a todos,

d) seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia e rejeição que muitas vezes andam presentes no processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, espera-se que ao final do curso o futuro professor:

a) tenha domínio dos conteúdos e das literaturas que envolvem a Psicologia e saiba criar, bem como selecionar entre os já existentes, materiais e metodologias que possam ser utilizados para fazer a transposição didática desses conteúdos para sala de aula;

b) conceba a área de Psicologia como uma construção humana, presente em várias culturas e saiba inter-relacionar-se com outros campos de conhecimento e da realidade do dia a dia;

c) valorize a Psicologia como ciência com suas peculiaridades, linguagem e rigor;

d) encare sua carreira como uma contínua construção, em que sempre se devem buscar novos meios para promover a própria formação;

e) seja capaz de trabalhar de forma integrada com os professores de sua e de outras áreas em projetos que favoreçam aprendizagem multidisciplinar por parte do aluno e com outros membros da comunidade escolar na busca de soluções para os complexos problemas da realidade escolar.


ATO DE AUTORIZAÇÃO

O curso está autorizado por meio da Portaria SERES nº570 de 22/08/2018 D.O.U. 23/08/2018. Clique aqui para verificar os registros de autorização do Curso de Bacharelado em Psicologia

PRÉ-REQUISITO

Ter concluído o ensino médio.

PROCESSO SELETIVO

O Processo Seletivo da Faculdade Factum é realizado através da nota do ENEM e VESTIBULAR e está de acordo com Edital Público, do qual constam informações sobre os cursos com as respectivas vagas, os prazos, a documentação exigida, a relação das provas, os critérios de classificação e as orientações para a inscrição. Se você está pensando em retomar seus estudos ou trocar de instituição, existem as opções Extravestibular: Transferência, Diplomados e Reingresso. Acesse http://www.factum.edu.br/vestibular e saiba mais.

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

  • CPF e RG
  • Histórico de conclusão do ensino médio (apresentar original e cópia).
  • Certidão de nascimento ou casamento (apresentar original e cópia).
  • Comprovante de residência (apresentar original e cópia).
  • Título do Eleitor (apresentar foto).

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O campo de atuação do psicólogo é vasto, podendo trabalhar em:

  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicologia Educacional/Escolar;
  • Orientação profissional;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia do Trânsito;
  • Psicologia Social e Comunitária;
  • Psicologia Jurídica;
  • Órgãos Governamentais e não governamentais.

  • Promoção de Hábitos Saudáveis: Os graduados podem trabalhar no desenvolvimento e implementação de programas de promoção de hábitos saudáveis em escolas, empresas e comunidades.

  • Prevenção de Problemas de Saúde Mental: Podem atuar na identificação de fatores de risco e no desenvolvimento de estratégias de prevenção de problemas de saúde mental em diversas populações.

  • Apoio Psicológico em Contextos de Saúde: Os profissionais podem oferecer apoio emocional, orientação e estratégias de enfrentamento a pacientes e familiares em contextos hospitalares, ambulatoriais ou domiciliares.

  • Trabalho com Equipes de Saúde: Eles podem colaborar com equipes multiprofissionais na promoção da saúde mental e no apoio à recuperação e reabilitação de pacientes.

Pelos estudos realizados, o Núcleo Docente Estruturante propôs para o curso de Psicologia atuação em duas ênfases: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde; e Psicologia e Processos Educativos, que, respectivamente, têm como princípios

Ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Esta ênfase em Psicologia se concentra em capacitar profissionais para atuar na promoção da saúde mental e no bem-estar em diversos contextos de prevenção, visando a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de problemas de saúde mental. A principal finalidade é fornecer uma base sólida para desenvolver estratégias de prevenção, intervenção e promoção da saúde mental. Tem como objetivos: aprofundar o entendimento dos processos que contribuem para a saúde mental, capacitar os estudantes a reconhecer fatores de risco e a promover hábitos saudáveis de vida.

Os estudantes serão estimulados e preparados para desenvolver programas e intervenções que visam promover o bem-estar emocional e psicológico, reduzir o estresse e prevenir problemas de saúde mental. A ênfase prepara os alunos para implementar abordagens baseadas em prevenção, incluindo a promoção de estratégias de enfrentamento saudáveis e adaptação a condições de saúde.

Os profissionais formados nesta ênfase aprenderão a colaborar com equipes multiprofissionais para promover a saúde mental em contextos de saúde e bem-estar.


Os profissionais com esta ênfase desempenham um papel vital na promoção da saúde mental e na prevenção de problemas de saúde, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida de indivíduos e comunidades.

Ênfase em Psicologia e Processos Educativos.

Esta ênfase em Psicologia tem como foco o desenvolvimento de competências para atuar na área de educação, contribuindo para a promoção de ambientes educacionais saudáveis, a melhoria do processo de aprendizado e o apoio ao desenvolvimento cognitivo e emocional de estudantes em diferentes níveis educacionais.

A proposta busca aprofundar o entendimento dos processos de aprendizagem, cognição e desenvolvimento em alunos de diferentes faixas etárias.

Os estudantes serão estimulados e preparados para desenvolver estratégias que promovam um ambiente de ensino positivo e inclusivo. Também em oferecer apoio emocional aos alunos, ajudando-os a lidar com desafios emocionais e sociais durante sua jornada educacional; e aprenderão a colaborar com educadores na melhoria das práticas de ensino, adaptação de currículos e promoção de métodos de ensino eficazes.


Os estudantes vão desempenhar um papel fundamental na melhoria da qualidade da educação, no apoio ao desenvolvimento integral dos estudantes e na promoção de ambientes educacionais saudáveis e inclusivos.


Graduação em Psicologia em Porto Alegre

GRADUAÇAO EM PSICOLOGIA - BACHARELADO
Autorização Portaria Seres nº 49 de 28/05/2012 D.O.U. 01/06/2012
SEMESTRE I
Disciplina Carga horária
1 Psicologia Ciência e Profissão 80
2 Neuromorfofisiologia e Genética 80
3 Processos Psicológicos Básicos 80
4 Oficina Integradora: Educação em Saúde 60
5 Trilha da Aprendizagem: Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais I 100
SEMESTRE II
Disciplina Carga horária
6 Universo da Pesquisa em Saúde 80
7 Psicologia do Desenvolvimento Humano 80
8 Análise Experimental do Comportamento 80
9 Oficina Integradora: Bioética, Ética e Profissão 60
10 Trilha da Aprendizagem: Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais II 100
SEMESTRE III
Disciplina Carga horária
11 Estágio Básico I - Observação dos fenômenos psicológicos 80
12 Psicologia Social e Comunitária 80
13 Psicologia Escolar e Educacional 80
14 Oficina Integradora: Políticas Públicas em Saúde e Direitos Humanos 60
15 Trilha da Aprendizagem: Avaliação e Intervenção em Saúde I 100
SEMESTRE IV
Disciplina Carga horária
16 Psicologia dos Grupos 80
17 Técnicas de Avaliação Psicológica I 80
18 Psicologia Organizacional e do Trabalho 80
19 Oficina Integradora: Avaliação e Diagnóstico Institucional 60
20 Trilha da Aprendizagem: Avaliação e Intervenção em Saúde II 100
SEMESTRE V
Disciplina Carga horária
21 Estágio Básico II - Intervenções em Psicologia 80
22 Psicopatologia Descritiva I 80
23 Teoria e Técnica Psicoterápica: Psicanálise 80
24 Oficina Integradora: Intervenções Psicossociais em Situação de Crise 60
25 Trilha da Aprendizagem: Inclusão, Respeito a diversidade e Cultura da paz I 100
SEMESTRE VI
Disciplina Carga horária
26 Teoria e Técnica Psicoterápica: Terapia Cognitivo-Comportamental 80
27 Técnicas de Avaliação Psicológica II 80
28 Psicopatologia Descritiva II 80
29 Oficina Integradora: Saúde Mental Coletiva 60
30 Trilha da Aprendizagem: Inclusão, Respeito a diversidade e Cultura da paz II 100
SEMESTRE VII
Disciplina Carga horária
31 Teoria e Técnica Psicoterápica: Existencial-Fenomenológico 80
32 Estágio Básico III - Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico 80
33 Teoria e Técnica Psicoterápica: Sistêmica 80
34 Oficina Integradora: Psicopatologia e Psicoterapia 60
35 Trilha da Aprendizagem: Empreendedorismo e Inovação I 100
SEMESTRE VIII
Disciplina Carga horária
36 Psicologia Hospitalar e da Saúde 80
37 Psicologia Jurídica e Forense 80
38 Neuropsicologia 80
39 Oficina Integradora: Projeto Científico em Psicologia 60
40 Trilha da Aprendizagem: Empreendedorismo e Inovação II 100
SEMESTRE IX
Disciplina Carga horária
41 Psicofarmacologia 80
42 Trabalho de Conclusão de Curso 80
43A Estágio Profissional I - Ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 43A ou 43B) 240
43B Estágio Profissional I - Ênfase em Psicologia e Processos Educativos (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 43A ou 43B) 240
SEMESTRE X
Disciplina Carga horária
44 Disciplina Optativa 80
45A Estágio Profissional II - Ênfase em Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 45A ou 45B) 320
45B Estágio Profissional II - Ênfase em Psicologia e Processos Educativos (o aluno deve escolher entre cursar a disciplina 45A ou 45B) 320
x Atividades Complementares 100

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

Coordenador do Curso

Lisnéia Fabiani Bock


E-mail de contato:
lisneia.bock@factum.edu.br

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

Professores

Nome E-mail

Adriana Machado Vasques

DOUTORADO

CURRICULO LATTES

adriana.vasques@factum.edu.br

Andresa Pinho Soster

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

andresa.soster@factum.edu.br

Andressa Celente Ávila

DOUTORADO

CURRÍCULO LATTES

andressa.celente@factum.edu.br

Débora Teixeira Machado

DOUTORADO

CURRÍCULO LATTES

debora@factum.edu.br

Jade Silveira da Rosa

MESTRADO

jade.rosa@factum.edu.br

Janaina Sostisso

ESPECIALISTA

CURRICULO LATTES

janasostisso@factum.edu.br

Juliana Bervian

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

juliana.bervian@factum.edu.br

Leticia Machado Moreira

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

leticia.moreira@factum.edu.br

Maira Noerefé dos Santos

maira.noerefe@factum.edu.br

Marinez Kellermann Armendaris

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

marinez@factum.edu.br

Rafael Cerva Melo

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

rafael.melo@factum.edu.br

Raquel Boher da Silva

MESTRADO

CURRÍCULO LATTES

raquel.bohrer@factum.edu.br

Vinicius Cardoso Pasqualin

MESTRADO

vinicius.cardoso@factum.edu.br

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

Bolsas

  • Utilize os canais abaixo para tirar suas dúvidas e consultar as condições das bolsas e descontos com equipe de relacionamento Factum
  • Whatsapp: (51) 98037-2437
    E-mail: informacoes@factum.edu.br

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

Estágio curricular é componente obrigatório do projeto pedagógico do curso.

O estágio extracurricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, desenvolvido em ambiente de trabalho, visando a preparação para a profissionalização dos discentes.

O Curso de Psicologia possui de 3 Estágios Básicos e 2 Estágios Profissionalizantes:

Estágios Básicos

São quatro e ocorrem a partir do 3º semestre, perfazendo um total de 240h. É exigida a presença do psicólogo como responsável pelo estagiário, assumindo o papel de supervisor local. Os Estágios Básicos têm por objetivo o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas no núcleo comum, conforme indicações das Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES, 2011).

Estágio Profissional

está pautado no desenvolvimento de práticas integrativas das competências, habilidades e conhecimentos que definem cada ênfase proposta pelo projeto do curso, por orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (CNE/CES, 2011). Assim, tendo concluído os Estágios Básicos I, II e III, e realizado o aconselhamento com o Coordenador do Curso, o graduando pode dar início ao seu Estágio Profissional, mediante a opção por uma das ênfases curriculares propostas pelo Projeto Pedagógico do curso de Psicologia da Faculdade Factum: (1) Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde; (2) Psicologia e Processos Educativos.

Estágio Básico I

Este estágio será voltado à observação dos fenômenos no campo da Psicologia, a fim de compreender as nuances do trabalho realizado pelo psicólogo. O aluno precisará se integrar à dinâmica do local e à equipe de trabalho. Ele desenvolverá a capacidade de identificar demandas emergentes e refletir, com o suporte da supervisão acadêmica e de leituras sugeridas por esta, acerca de possíveis intervenções que atendam a tais demandas.

Estágio Básico II

Neste estágio o aluno estará inserido em instituições de assistência à saúde humana, sociais e organizacionais. Enquanto no estágio anterior o foco era na observação, neste o acadêmico já poderá realizar intervenções breves e pontuais. Alguns exemplos: assumir a coordenação de grupo em alguns encontros, desde que esteja sob a presença do coordenador responsável pelo grupo; ministrar palestras e orientações voltadas às demandas do público-alvo; rodas de conversa, entre outras atividades que venham a surgir. Também participa das reuniões de equipe, rounds, no caso de fazer parte da realidade do local de estágio.

Estágio Básico III

O estágio se concentrará na área da avaliação psicológica e o acadêmico deverá realizar pelo menos uma avaliação em quaisquer contextos de trabalho do psicólogo. Os diferentes tipos de avaliação serão contemplados nesta etapa, tais como: a perícia psicológica, o psicodiagnóstico, a avaliação neuropsicológica e cognitiva, avaliação em orientação profissional, a adaptação e o bem-estar do trabalhador, entre outras. O revezamento do foco clínico e do organizacional converge para que o acadêmico desenvolva novos olhares e habilidades para desempenhar, futuramente, o seu papel como profissional. Com o auxílio da supervisão, o acadêmico será capaz de esboçar laudos ou pareceres. É válido ressaltar a obrigatoriedade de um psicólogo no local de estágio, devido às atividades técnicas atribuídas ao estagiário, auxiliando-o no planejamento da intervenção, com uso ou não de testes psicológicos e outros instrumentos.

No que tange à distribuição da carga horária dos Estágios Básicos, o total de 80 horas para cada estágio estará dividido entre o tempo de supervisão acadêmica e o tempo destinado ao local para realização das atividades de estágio. Entende-se que o momento de supervisão acadêmica, que acontece preferencialmente em grupo, e nas dependências da Faculdade Factum, é destinado aos relatos verbais dos estagiários acerca de suas vivências com as práticas de estágio, que geram anseios, êxitos e temores; ao esclarecimento de dúvidas; debates sobre casos e questões éticas; indicações de literatura apropriada à realidade na qual está inserido; orientações com relação à elaboração dos trabalhos acadêmicos de estágio, e outras orientações em geral.

Sendo assim, são destinadas pelo menos quatro horas semanais aos Estágios Básicos, distribuídas entre a supervisão acadêmica e as atividades no local de estágio. Semanalmente, o aluno participa de um grupo de supervisão acadêmica, com duração de duas horas semanais. Já no local de estágio o aluno destinará pelo menos duas horas por semana, já que o local tem autonomia para exigir uma carga horária superior, atendendo a legislação trabalhista que dispõe sobre a carga horária de estágio. Independente da carga horária do local de estágio, serão contabilizadas para a conclusão da disciplina somente as horas semanais que são exigidas neste projeto. Salienta-se que o aluno não poderá acumular carga horária com o intuito de antecipar o término do estágio. Durante o horário no local, o acadêmico poderá desenvolver as atividades previstas, sejam de observação ou intervenções, participar de reuniões de equipe, assim como poderá destinar um tempo para o registro de documentos e estudos.

Ênfase: Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde

Estágio Profissional I

A inserção do aluno será em clínicas e em instituições públicas e privadas de saúde. O acadêmico realizará observações, avaliações, diagnósticos e discutirá com o supervisor e com a equipe de trabalho os fenômenos emergentes e as possíveis intervenções para cada caso. O pré-requisito exigido para a realização do EP I é a conclusão de Técnicas de Avaliação Psicológica I; Técnicas de Avaliação Psicológica II; Psicopatologia Descritiva I e Psicopatologia Descritiva II; Estágio Básico III - Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico; Teoria e Técnica Psicoterápica: Terapia Cognitivo-Comportamental; Teoria e Técnica Psicoterápica: Psicanálise; Teoria e Técnica Psicoterápica: Existencial-Fenomenológico e Teoria e Técnica Psicoterápica: Sistêmica.

Estágio Profissional II

Dará continuidade às atividades do estágio anterior, no mesmo local de estágio, ampliando e complexificando a possibilidade de intervenção às demandas do público-alvo. O pré-requisito exigido para a realização do EP II é a disciplina de EP I.

Nesta ênfase, o aluno encontrará experiências de ensino, como subconjunto de saberes, que o possibilite ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e a qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas.

Ênfase: Psicologia e Processos Educativos

Estágio Profissional I

O aluno será inserido em instituições educativas. Os atributos esperados para essa etapa do estágio incluem observar, avaliar, discutir com o supervisor e com a equipe de trabalho, participar de reuniões de equipe e intervir.

Estágio Profissional II

O acadêmico dará continuidade às atividades do estágio anterior, no mesmo local de estágio, ampliando a possibilidade de intervenção às demandas do público-alvo. O pré-requisito exigido para a realização do EP II nesta ênfase é a conclusão do Estágio Profissional I.

Nesta ênfase, o aluno encontrará experiências de ensino, como subconjunto de saberes, para diagnosticar necessidades, planejar condições e realizar procedimentos que envolvam o processo de educação e de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores de indivíduos e grupos em distintos contextos institucionais em que tais necessidades sejam detectadas.


ESTÁGIOS CURRICULARES

Os estágios supervisionados são uma fase de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real. É o momento de fazer a conexão do saber com o fazer, que conduzirá uma atuação profissional mais crítica e inovadora.

A Faculdade oferece mais de 800 horas de estágios curriculares obrigatórios em unidades conveniadas à Factum.


Graduação em Psicologia em Porto Alegre

ESTÁGIOS CURRICULARES

Os estágios supervisionados são uma fase de aplicação do conhecimento e do aperfeiçoamento de habilidades numa situação real. É o momento de fazer a conexão do saber com o fazer, que conduzirá uma atuação profissional mais crítica e inovadora.

A Faculdade oferece mais de 800 horas de estágios curriculares obrigatórios em unidades conveniadas à Factum.

Os estágios acontecem a partir do 3º semestre, já as atividades práticas desde o início do curso.

Locais de Estágio:

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) está regulamentado, na FACTUM, em Resolução aprovada pelo CAAD. O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia - Bacharelado foi elaborado por esse grupo de professores, devidamente nomeado para este fim. O Núcleo Docente Estruturante (NDE), atende aos critérios da normativa da CONAES e do Regulamento interno da Faculdade.

Os membros do NDE são nomeados conforme Portaria assinada pelo Diretor, e constitui-se por um grupo de 5 (cinco) docentes, todos em regime de trabalho integral e/ou parcial, sendo a formação de 80% com titulação stricto sensu. O NDE se constitui por membros do corpo docente do curso, entre eles a Coordenação do curso, no qual assume o papel de Presidente do órgão, que exerce liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, e em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Ao NDE cabe as responsabilidades com as atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

No curso, em conformidade com o Regimento Instituição, seus membros possuem as seguintes atribuições:

  • Contribuir para a consolidação do perfil profissional pretendido do egresso do curso;
  • Acompanhar o processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);
  • Zelar pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
  • Verificar o sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem impactando na formação do estudante, obedecidas as DCNs e as demandas do mundo do trabalho.
  • Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de iniciação científica e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso;
  • Propor normas para: Estágio Supervisionado (ES), Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Atividades Complementares (AC).
  • Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Graduação.

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE - NDE

Nome do Professor Formação Titulação

Andressa Calente de Avila

Psicologia Doutora

Débora Teixeira Machado

Fisioterapia/Educação Física Doutora

Janaína Sostisso

Arquitetura e Urbanismo Especialista

Lisnéia Fabiani Bock

Psicologia/Enfermagem Mestre/Presidente

Maira Noroefé Santos

Psicologia Mestre

Graduação em Psicologia em Porto Alegre

  • ATENDIMENTO VIA WHATSAPP, DAS 9H ÀS 18H


    (51) 98037-2437
  • ATENDIMENTO VIA TELEFONE, DAS 9H ÀS 18H
    Largo João Amorim de Albuquerque, 60
    Praça da Matriz - Centro - Porto Alegre - RS
    Cep: 90010-250